Secretário de Transportes Metropolitanos participa de reunião do Parlamento da RMC na quinta, 29

Membros da Executiva estiveram reunidos nessa sexta-feira para deliberar assuntos da pauta

 

O Parlamento Metropolitano da RMC recebe na próxima quinta-feira, 29, durante reunião mensal, o Secretário estadual de Transportes, Jurandir Fernandes, que abordará, na Câmara de Paulínia, projetos para melhorias na mobilidade urbana previstas para a região.

 

Segundo o presidente do Parlamento e também presidente da Câmara de Valinhos, Lorival Messias de Oliveira (PT), esta será uma oportunidade única para que os vereadores metropolitanos conheçam as ações do governo estadual para a pasta. “Esse é o momento de fazermos nossas indagações ao secretário sobre os investimentos que serão feitos na Região de Campinas para desafogar o trânsito nas rodovias e, principalmente, nas vias regionais. Precisamos cobrar alternativas”, destacou.

 

O evento tem início às 9h e é aberto a todos os vereadores da Região Metropolitana de Campinas (RMC) pertencentes ou não ao colegiado.

 

 

Outros assuntos


Em reunião com a Executiva do Parlamento realizada nessa sexta-feira, 23, com a presença do presidente do Parlamento e dos presidentes das câmaras da região: Rubens Nunes (Vinhedo), Paulo Pereira Filho, o Paulão, (Hortolândia) e Marquinho Fiorella (Paulínia), novos assuntos foram incluídos na pauta da próxima reunião.

 

A continuidade dos manifestos em algumas câmaras municipais, como em Campinas, que culminou com a depredação de patrimônio público, foi levantada pelos presidentes como uma das prioridades a serem solucionadas, já que os trabalhos legislativos estão sendo prejudicados.

 

A inclusão do município de Morungaba nas reuniões do Parlamento também foi discutida, seguindo as deliberações do Conselho de Desenvolvimento da RMC que aprovou a sua participação na última semana.

 

A cidade faz limite com Campinas e já foi distrito de Atibaia e, apesar de ter vínculo com as cidades vizinhas, seu ingresso oficial à RMC - que passaria de 19 para 20 municípios - ainda depende da aprovação do governo estadual. O Parlamento aguardará o decreto do governador para oficializar a participação do município nas reuniões do órgão.

 

Além deste assunto, a sugestão de extinguir os pontos facultativos nos órgãos públicos em toda a região também será discutida pelos vereadores metropolitanos, a pedido da vereadora de Holambra, Jacinta Heijden.

 

Também estará em pauta o encaminhamento de Moção de Apelo, já aprovada pela Câmara de Valinhos, ao Ministério da Educação para preservação e valorização das  APAEs de todo o Brasil.

 

A proposta de alteração no texto da Meta 4 do Plano Nacional de Educação já foi aprovada na Câmara dos Deputados e agora segue para o Senado, propondo a inclusão de todos os alunos que estudam em escolas especiais nas escolas regulares da rede pública, extinguindo as escolas que atendem exclusivamente alunos especiais.

 

 

SERVIÇO:


Reunião do Parlamento Metropolitano da RMC

29 de agosto às 9h

Câmara Municipal de Paulínia (Rua Carlos Pazetti, 290 – Vista Alegre)