Dr. Moysés faz apelo por instalação de Ambulatório Médico de Especialidades (AME)

Vereador também pede informações sobre instalação de antenas para celulares no município

 

O vereador dr. Moysés Abujadi (PSD) apresentou, na sessão desta terça-feira (20/08), moção de apelo ao prefeito Clayton Machado para que viabilize, junto ao Governo Estadual, a instalação do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), em Valinhos. Segundo ele, a unidade atenderia a cidade mais os municípios de Vinhedo, Itatiba, Louveira e Indaiatuba.

 

Os AMEs são centros ambulatoriais de diagnóstico e orientação terapêutica de alta resolutividade em especialidades médicas, com ênfase nas necessidades da rede básica de saúde. De acordo com dr. Moysés, a instalação do AME na cidade vai propiciar atendimento próximo e acessível à população. “Os atendimentos nos AMEs são referenciados e programados, em regime de consultas. Trata-se de um atendimento secundário, que está em falta na nossa região”, explicou o vereador, que é médico.

 

Dr. Moysés acrescentou, ainda, que o AME pode resolver a maior parte das consultas por meio de um único deslocamento do paciente.

 

A Moção foi aprovada pelos vereadores e será encaminhada ao prefeito.

 

 

Antenas

 

O vereador dr. Moysés Abujadi  encaminhou à Prefeitura requerimento questionando a forma como funciona o processo de instalação de antenas para celulares, em Valinhos. No documento, o vereador pergunta se a Administração tem contrato com as empresas de telefonia móvel, e se há pagamento de taxas.

 

Dr. Moysés pede informações, ainda, sobre a quantidade de antenas instaladas no município. “Se existe contrato ou termo de cessão para que as antenas ocupem áreas públicas, peço a cópia dos referidos documentos”, acrescentou.

 

Sobre o pagamento de taxas ou qualquer outro valor por parte das empresas à Prefeitura, o vereador perguntou, também, como é feito o recolhimento.

 

 

Semana da Acessibilidade e Mobilidade Urbana

 

Os vereadores dr. Moysés Abujadi e Rodrigo Popó (PSDB) elaboraram projeto de lei que institui a Semana da Acessibilidade e Mobilidade Urbana. Segundo eles, as atividades durante a semana incluiriam palestras e campanhas de divulgação e conscientização da população em geral. “Além de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, o projeto pretende unir o Poder Público, a sociedade civil e os profissionais da área em torno da acessibilidade e mobilidade urbana”, justificaram os vereadores.

 

De acordo com o texto em tramitação na Câmara, a semana seria comemorada no mês de setembro. Um Fórum Permanente de Debate também seria criado para discutir a temática da semana.

 

O projeto está em análise na Comissão de Justiça e Redação da Câmara e ainda não tem data para ser votado.