Campanha CPTM-Campinas cria Frente Parlamentar para fortalecer movimento

Vereador Lorival será o coordenador do grupo que vai reunir autoridades da região

 

A campanha pela extensão das linhas da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – até a região ganhou novo reforço durante a reunião que ocorreu na manhã desta sexta-feira, 16, na Câmara de Valinhos. O vereador Lorival Messias de Oliveira (PT) apresentou às autoridades documento que cria a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Transporte Ferroviário de Passageiros das Regiões de Campinas e Jundiaí. A partir de agora, o grupo terá representatividade junto aos Governos Federal e Estadual. 

 

De acordo com Lorival - que será o coordenador da Frente - o movimento pela extensão da linha da CPTM de Jundiaí até Campinas precisava ser mais amplo. Por isso, ele e os demais defensores da campanha criaram a Frente Parlamentar. “Nossas reuniões serão públicas e poderão contar com a participação de organizações representativas, incluindo empresários, sociedade civil organizada e o público em geral, especialmente os munícipes”, explicou o vereador.

 

A Frente Parlamentar Mista será constituída pelos fundadores da Campanha da CPTM e, também, por vereadores, deputados, prefeitos, secretários e sociedade civil, mediante livre adesão. Além do vereador Lorival, a Mesa Diretora tem a participação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Ferroviárias Paulistas, Francisco Aparecido Felício (França); do vereador de Louveira, Reginaldo Lourençon (PSDB); e do suplente de vereador em Vinhedo, Luiz Carlos Paffaro (PR).

 

Durante a reunião, Lorival marcou a data do próximo encontro para discussões em torno da extensão da CPTM até Campinas. Será no dia 13 de setembro, às 9h, na Câmara Municipal de Louveira.

 

 

Luta pela volta do trem de passageiros completa dois anos

 

No último dia 12, completou dois anos que a Campanha CPTM-Campinas começou a luta para conseguir a volta do trem de passageiros para a região. As autoridades presentes no encontro desta sexta-feira, 16, pontuaram as conquistas e os desafios durante esse período. Segundo o deputado estadual Gerson Bittencourt (PT-SP), antes das discussões em defesa do transporte ferroviário de passageiros, o Governo do Estado era contrário à proposta. “Hoje, com essa organização de vereadores e autoridades da região, a postura é outra”, destacou.

 

O vereador Lorival lembrou que, hoje, já existe empresa contratada para fazer estudo de viabilidade do projeto de extensão linha 7 – Rubi – de Jundiaí a Campinas. “Provavelmente, dentro de mais ou menos 12 meses, teremos uma resposta”, disse.

 

O presidente da Câmara de Louveira, vereador Estanislau Steck (PSD), ponderou e disse que ainda há desafios. “É preciso chamar a população para lutar pelo trem regional. Se analisarmos quem são os donos das concessionárias de rodovias, vamos ver que não há interesse do Estado em atender nossa reivindicação com rapidez”, afirmou.

 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Ferroviárias Paulistas, Francisco Aparecido Felício (França), completou a lista de desafios. Segundo ele, o Governo Federal precisa se engajar mais em torno da causa. “Com o estímulo dado à compra de veículos, o Governo tem andado na direção contrária ao projeto”, observou. França destacou que o que a população está pedindo nas ruas, como transporte mais barato e rápido, é a materialização do que a Campanha CPTM-Campinas pede há dois anos.

 

 

Transporte barato, rápido e seguro

 

A população será a principal beneficiada com a vinda dos trens da CPTM para a região de Campinas, segundo o vereador Lorival, de Valinhos. Ele disse que já percorreu o trecho entre Jundiaí e São Paulo para conhecer o sistema e se surpreendeu. “Além de ser um transporte de massa rápido e barato, ele também é seguro”, analisou.

 

Lorival afirmou que muitos dos acidentes que ocorreram, recentemente, em toda a Região Metropolitana de Campinas poderiam ser evitados, caso os trens da CPTM operassem na RMC. “Os trajetos da CPTM possuem cancelas nas linhas férreas, túneis e viadutos. A linha não é abandonada, como as que vemos por aqui”, observou.

 

O prefeito de Vinhedo, Milton Serafim (PTB), concordou com Lorival e disse que “o estado das ferrovias na região são de abandono”. De acordo com ele, até mesmo as obras realizadas pelas prefeituras são prejudicadas pelas empresas concessionárias das ferrovias. “É difícil fazer melhorias porque não temos a colaboração das empresas”, afirmou.

 

 

Frente Parlamentar Mista em Defesa do Transporte Ferroviário de Passageiros
Próxima reunião: 13/09/2013 (sexta-feira)
Horário: 9h
Local: Câmara Municipal de Louveira