Vereadores se reúnem no Deinter para a permanência de delegados em Valinhos

Na reunião, o diretor do Deinter, dr. Paulo Afonso Bicudo, e o delegado seccional, dr. José Caneiro de Campos Rolim Neto, anunciaram a vinda de um novo delegado titular

 

A união da Câmara de Valinhos pela segurança do município levou os vereadores, a convite do presidente da Câmara, Paulo Montero (PMDB), para uma reunião na manhã da última segunda-feira, 21, na sede do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter 2) para pedir a permanência da delegada Ruth Daniel de Souza, transferida, recentemente, para Indaiatuba, além do delegado adjunto dr. Julio Cesar Brugnolli. A reunião foi agendada após uma moção de apelo aprovada em plenário de autoria do vereador dr. Moysés Abujadi (PTB).

Recebidos pelo diretor do Deinter, dr. Paulo Afonso Bicudo, e pelo delegado seccional dr. José Carneiro de Campos Rolim Neto, os vereadores Dalva Berto (PSDB), Clayton Machado (PSB), Scupenaro (PMDB), Aguiar (PMDB), Lobo (PDT), além do presidente Paulo Montero (PMDB), logo foram informados que um novo delegado irá assumir, em breve, o cargo ocupado pela dra. Ruth e que o delegado adjunto permanecerá na mesma função.  O nome do novo delegado deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira, 23. Já a ex-delegada, segundo eles, poderá retornar ao município quando cumprir seu trabalho no outro município.

Os vereadores teceram elogios ao trabalho de dra. Ruth e justificaram que a presença da delegada é relevante, pois além de ser conhecedora do município é querida e respeitada pela população.  “Não é um pedido da dra. Ruth e, sim, um pedido nosso e da população”, justificou a vereadora Dalva Berto.

Convidado a participar de reunião, dr. Ederson Marcelo Valêncio, presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Valinhos (Conseg)  também cobrou um maior número de investigadores para a cidade, visto que, hoje, há somente um profissional trabalhando na rua e outros quatro em regime de plantões. “Desde 2005 fizemos inúmeras reuniões no Deinter, além de reuniões na Coordenadoria dos Consegs e encontros na subprocuradoria do Estado apresentando este quadro de poucos profissionais. Diante disso,  alguns delitos como roubo e furto de veículos têm aumentado no município e não há um trabalho eficaz de investigação que poderia coibir esses crimes”, afirmou.

Dr. Neto revelou que há um processo seletivo em fase de conclusão para investigadores e a previsão é que até o final do ano sejam destinados alguns profissionais para Valinhos.

O presidente da Câmara, Paulo Montero, alertou as autoridades policiais quanto ao crescimento do município e pontuou algumas ações de segurança realizadas em cidades vizinhas que se não forem realizadas, também, em Valinhos, a cidade poderá ser prejudicada com uma possível migração de criminosos. “Há registros de assaltos em locais que nunca fizeram parte dos índices.  Gostaríamos de um trabalho mais efetivo com os setores de segurança e que sejam integrados para o bem de nossa cidade”, pediu Montero.

Central de Polícia Judiciária
Uma das pautas da reunião foi a ampliação e reforma da delegacia que poderá se tornar uma Central de Polícia Judiciária com todos os serviços reunidos, Centro de Inteligência, além do aumento no quadro de funcionários e profissionais qualificados para atender a população. O pedido para a efetivação deste projeto bem como a solicitação de verbas junto ao governo do Estado para ampliação e construção serão formalizados em forma de moção pelos vereadores e encaminhado às autoridades competentes.