Scupenaro quer cardápio adaptado para deficientes visuais em bares e restaurantes

Vereador também requer informações sobre exames no CAUE

 

O vereador Israel Scupenaro (PMDB) apresentou, na sessão desta terça-feira (6/08), projeto de lei que obriga bares, restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos similares a disponibilizarem cardápio adaptado para deficientes visuais. O texto, que está em tramitação nas comissões permanentes da Câmara, ainda não tem data para ser votado.

 

De acordo com a proposta, os cardápios serão impressos em braile e deverão conter o nome do prato, todos os ingredientes utilizados no seu preparo e o preço da refeição. O projeto também determina que sejam apresentadas as bebidas e seus respectivos preços. “O objetivo é facilitar a vida das pessoas com deficiência visual que, apesar das leis, encontram dificuldade em ter seu direito garantido”, justificou o vereador.

 

Scupenaro destacou que restaurantes de várias cidades brasileiras já se adaptaram para atender os deficientes visuais. Em Niterói (RJ), por exemplo, a lei que obriga pelo menos um cardápio em braile em cada estabelecimento está em vigor desde o ano passado.

 

 

Exames no CAUE

 

Em requerimento apresentado na sessão desta terça, 6, o vereador Israel Scupenaro pergunta à Prefeitura se os equipamentos para a realização de exames de eletrocardiograma e ultrassom estão funcionando no CAUE – Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades.

 

Caso a resposta seja positiva, o vereador questiona quantos exames são feitos por mês na unidade. “Se os equipamentos estiverem com problemas, quero saber quais providências a Prefeitura vai tomar”, finalizou o vereador.

 

 

R$ 160 mil

 

O vereador Israel Scupenaro anunciou que conseguiu R$ 160 mil para ser aplicado em obras de infraestrutura na cidade. O valor foi obtido por meio do trabalho do vereador junto ao deputado estadual Pr. Carlos Cezar (PSB-SP). Segundo o vereador, o valor já está disponível na Prefeitura e deve ser utilizado na urbanização da região da Praça da Bíblia.