Concerto musical presta homenagem ao violão na Câmara

Evento inova ao utilizar diferentes meios de linguagem durante a apresentação

 

O plenário multiuso da Câmara de Valinhos sedia, no próximo sábado, 3, o concerto ‘Tributo ao Violão’, promovido pelo jornalista Guido Barella. O evento é uma homenagem a um dos instrumentos mais populares do Brasil e faz parte da série ‘Tributos’. A apresentação ocorre às 20h e é aberta ao público.


O presidente da Câmara, vereador Lorival Messias de Oliveira, ressaltou que a Câmara vem sendo palco de grandes eventos na cidade. Ele lembrou que só no primeiro semestre, mais de 3 mil pessoas compareceram ao prédio do Legislativo para apreciar apresentações culturais, assistir a palestras, fóruns, workshops e sessões solenes.


Segundo o jornalista Guido Barella, o evento deste sábado promete agradar quem for até a Câmara, já que inova ao utilizar diferentes meios de linguagem que buscam interagir com o público, como vídeos, áudio, artes plásticas, ilustrações, fotografias e textos. O concerto ‘Tributo ao Violão’ traz, ainda, a participação do premiado violinista Fábio Lima, que atualmente faz mestrado em violão erudito em Londres, na Inglaterra.


De acordo com Barella, o evento vai apresentar um resumo da história do violão, abordando composições e obras desde o século XVI até os dias atuais. “O concerto será divido em três blocos, que vão narrar as diferentes fases de composições para violão, adaptações, releituras e suas aplicações técnicas”, disse Barella.


Os blocos vão abranger clássicos como Bach, Mozart e Villa-Lobos, além das músicas brasileiras, com ênfase no violão popular e no choro. A última música a ser executada será a do valinhense Adoniran Barbosa, quando a plateia cantará ‘Trem das Onze’.


A Câmara fica na Rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59, Residencial São Luiz.