Reunião sobre Trem Metropolitano da CPTM é transferida para o dia 16

Sediado na Câmara de Valinhos, encontro entre coordenadores da campanha e autoridades discutirá novos rumos do projeto e a ampliação de propostas sobre o modal ferroviário de passageiros na região.

A Reunião de Coordenação da Campanha CPTM-Campinas (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), sobre a possibilidade da extensão dos serviços ferroviários da região marcada para o dia 12 na Câmara de Valinhos será realizada no próximo dia 16 de agosto. A mudança, segundo a coordenação, foi motivada por questões operacionais.

Além de especialistas em ferrovias, o encontro deve reunir os precursores da iniciativa na região: o coordenador Francisco Aparecido Felício; o presidente da Câmara de Valinhos, vereador Lorival (PT), que também preside o Parlamento Metropolitano da RMC; o vereador de Louveira, Reginaldo Lourençon (PSDB); e o ex-vereador e atual suplente na Câmara de Vinhedo, Carlinhos Paffaro (PR), além de representantes dos municípios vizinhos, autoridades e apoiadores ao regresso do trem de passageiros.

“A reunião definirá os rumos da campanha que completará dois anos em agosto e vem reforçar a necessidade do país adotar um novo modelo de transporte para desafogar nossas rodovias e baratear os custos com deslocamento”, explicou o vereador Lorival.

Na pauta  também será discutida a ampliação de propostas sobre o modal ferroviário de passageiros, bem como, os próximos passos da Campanha, estudos recentes sobre a situação das ferrovias na região, entre outros assuntos relacionados.

A campanha é uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulistas para o retorno do trem de passageiros de Jundiaí a Campinas, passando pelos municípios de Louveira, Vinhedo e Valinhos. Em Jundiaí já existe o trem da CPTM com destino à capital.

O objetivo geral da campanha é o de oferecer um transporte econômico, rápido, sem poluição e com segurança até a capital para um aglomerado urbano de aproximadamente 2 milhões de habitantes”, completou o vereador Lorival.

Dois anos da Campanha
A Campanha da CPTM para extensão dos serviços ferroviários na região teve início em 12 de agosto de 2011 com a 1ª audiência realizada no salão vermelho da Prefeitura de Campinas, com grande público presente.

No entanto, os preparativos para a primeira reunião começaram meses antes, com a histórica união dos municípios de Louveira, Vinhedo e Valinhos, representados pelos vereadores Lorival, Paffaro e Lourenção, que já envidavam esforços para integrar a região na rota da CPTM, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulistas.

Depois de Campinas, mais quatro audiências foram realizadas em 2011, nos municípios de Louveira, Valinhos, Vinhedo, Jundiaí, respectivamente. No ano seguinte, duas novas audiências foram organizadas em São Paulo com o apoio da Assembleia Legislativa do Estado.

Já neste ano, esta será a segunda reunião da Coordenação da Campanha da CPTM e pela segunda vez na Câmara de Valinhos. O movimento segue forte com o apoio de mais parlamentares e prefeitos da região, reforçando a cada encontro, a necessidade iminente do retorno do transporte ferroviário nas cidades envolvidas.

Entre os benefícios ressaltados pelo transporte férreo está a economia gerada aos passageiros (combustível, pedágio, estacionamento), rapidez, preservação do meio ambiente e elevação na qualidade de vida, uma vez que contribui em reduzir o estresse causado pelos congestionamentos, além de diminuir consideravelmente os números de automóveis nas rodovias.

O evento é aberto a convidados e autoridades da região.

SERVIÇO:
Reunião Campanha CPTM – Campinas
Data: 16 de agosto de 2013
Horário: 9h
Local: Câmara de Valinhos (Rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59 – Res. São Luiz).