Presidente Lorival recebe professores voluntários de ONG norte-americana

Presidente Lorival recepcionou os jovens que ministram aulas de inglês para alunos da rede pública

 

Um grupo de jovens da ONG Learning Enterprises visitou o prédio da Câmara de Valinhos na manhã desta terça-feira, 23. Todos são estudantes universitários e ministram aulas de inglês para alunos da rede pública de ensino. É a primeira vez que a ONG traz para a América Latina voluntários para participar do intercâmbio cultural, e Valinhos foi a cidade escolhida pela organização.

O presidente da Câmara, vereador Lorival Messias de Oliveira, recepcionou o grupo formado pelos professores Adam Borton, Féidhlim McBowan, Chris Herron, Sarah Sohlberg e a diretora do programa de intercâmbio, Amanda Leardini. Eles conheceram as dependências da Câmara, visitaram os gabinetes dos vereadores, os departamentos e os plenários. “É uma honra para a Câmara receber esses jovens que têm feito um trabalho muito bonito na nossa cidade. São pequenas iniciativas que fazem grande diferença”, afirmou o presidente.

A diretora do programa, Amanda Leardini, explicou que os voluntários foram escolhidos por meio de processo seletivo que teve mais de 300 inscrições. Amanda se surpreendeu com a quantidade de jovens que escolheram o Brasil como destino para desenvolver suas atividades; foram 100 no total.

A ONG já adiantou que pretende ampliar seus trabalhos na cidade. “Nosso contato com Valinhos começou no ano passado, neste ano trouxemos nove voluntários. Pretendemos voltar em 2014 e atender a todas as escolas públicas do município”, disse Amanda.


 

Troca de experiências


Se os alunos da rede de ensino aprenderam muito com os professores voluntários, eles também vão levar para seu país de origem um pouco mais sobre a cultura e o modo de vida do valinhense. Os jovens estão hospedados em casa de famílias valinhenses, um deles na residência de Silvia Brandini Nallin. Ela disse que está encantada com o carinho dos professores e que Chris Herron só fala português com seu filho. “Quando ele chegou, a comunicação entre nós era mais difícil, hoje ele já aprendeu bastante e tudo o que eu falo, ele entende”, afirmou Silvia.

Chris disse que está encantado com a beleza de Valinhos e confessou que a comida brasileira é o que ele mais gostou. “Principalmente a comida da minha mãe Sílvia”, disse Chris, que já se considera membro da família.

Os jovens professores ficam em Valinhos até a próxima sexta-feira, dia 26.