Situação da Polícia Civil é debatida pela segunda vez na Câmara

 
Pela segunda vez esse ano a situação crítica em que se encontra a Polícia Civil de Valinhos tomou conta dos debates dos vereadores durante uma sessão da Câmara. Desta vez a discussão começou por conta de uma Moção de Apelo, apresentada pelo vereador Dr. Moysés Abujadi (PTB), na noite da última terça-feira, dia 15. Além de intervenções de praticamente todos os vereadores, o presidente Paulo Montero (PMDB) fez um apelo para que tenha uma união entre todos os seus colegas em busca de uma solução do problema o mais rápido possível.

 Em sua Moção, que recebeu a assinatura de todos os vereadores,  Dr. Moysés apela  para que as autoridades da área da Segurança Pública efetuem a transferência definitiva da Delegada Ruth Daniel de Souza para a Delegacia de Valinhos, uma vez que a cidade se encontra sem delegado titular.

Ao usar a Tribuna para defender sua Moção, o vereador abriu uma ampla discussão, da qual praticamente todos os vereadores participaram e que evidenciou a lamentável situação em que se encontra a Polícia Civil, que está sem delegado titular, sem delegada da Mulher, na iminência de transferência do  atual delegado Adjunto Dr. Julio Cesar Brugnoli; não possui infra estrutura material e nem humana para dar cabo das investigações; não há viaturas; em suma, os vereadores apresentaram uma radiografia crítica da atual situação da Polícia Civil.

“Sabemos que o desempenho da Polícia Civil é importante para a cidade, não apenas no tocante à criminalidade, mas também em relação à burocracia, especialmente no tocante a trânsito”, afirmou Dr. Moysés.
Para ele, é preciso que a cidade tenha um delegado que conheça a cidade e que esteja comprometido com ela. “A Dra. Ruth conhece os entremeios de nossa cidade e nossa estrutura. Cabe a nós, como vereadores, buscarmos o melhor para Valinhos”, disse.

Para o vereador Lorival Messias de Oliveira (PT), a situação em que se encontra a Polícia Civil é um desrespeito com a cidade. “Nossa polícia não tem estrutura alguma. O município paga o aluguel, dá a gasolina, dá funcionários e mesmo assim, fica nessa situação”, desabafou.

Já o vereador Clayton Machado (PSDB) declarou que o assunto é de extremo interesse do município. “A Dra. Ruth está em Indaiatuba, mas ainda responde por Valinhos. É uma pessoa que conhece bem nossa cidade e sua situação precisa ser analisada, da mesma forma que a situação do Dr. Julio”, disse. Para ele, a Câmara precisa ter uma posição firme em relação ao desaparelhamento da Polícia Civil, que já esteve em situação melhor em outros anos. Clayton Sugeriu que cópia da Moção fosse encaminhada à Deputada Célia Leão.

O presidente da Câmara, vereador Paulo Montero (PMDB), foi ainda mais contundente e declarou que os vereadores precisam se unir e mostrar força para que o problema possa ser de fato solucionado com a urgência que merece. Neste sentido, sugeriu a seus pares que ao invés de simplesmente encaminhar a Moção de Apelo às autoridades, que eles fossem diretamente entregá-la ao Delegado da Deinter, Dr. Paulo Afonso Bicudo, e ao delegado Seccional de Campinas, Dr. José Carneiro de Campos Rolin Neto. “Não podemos ficar de braços cruzados esperando que eles decidam a situação. Acho que uma reunião diretamente com quem vai decidir o futuro dos delegados poderá ter um resultado prático mais rápido. Temos duas vagas de delegados na cidade e duas pessoas daqui que querem ficar, podemos encontrar uma solução”, afirmou Montero.

Para ele, quem mais sai prejudicado com esse quadro é a população. Montero também não descartou o agendamento de uma reunião com o Secretario de Segurança Pública, Dr. Antonio Ferreira Pinto, para que ele também tome conhecimento da situação.

A Moção de Apelo aprovada por unanimidade também será encaminhada ao governador Geraldo Alckmin e ao Secretário de Segurança, Dr. Antonio Ferreira Pinto.