Vereador Lorival é o novo presidente do Parlamento Metropolitano

O primeiro vice-presidente é Campos Filho, de Campinas; e o segundo é Paulão, de Hortolândia

 

O vereador e presidente da Câmara, Lorival Messias de Oliveira, foi eleito o novo presidente do Parlamento Metropolitano da região de Campinas. A primeira sessão ordinária do Parlamento ocorreu na manhã desta quinta-feira (6/06), na Câmara Municipal de Valinhos, e contou com a presença de pelo menos 50 vereadores. A nova Mesa Diretora é composta pelos presidentes dos Legislativos de Valinhos, Hortolândia, Vinhedo, Jaguariúna, Campinas, Paulínia e Americana.
 
Em seu discurso, Lorival agradeceu aos demais membros do Parlamento e disse que vai resgatar o trabalho do órgão. Segundo ele, as políticas públicas da RMC – Região Metropolitana de Campinas - precisam ser pensadas em conjunto.  “Não existe mais fronteira entre os municípios metropolitanos. O transporte público, a destinação do lixo, a educação e a saúde são questões que ultrapassam limites de território”, afirmou o novo presidente.
 
Lorival disse que a prioridade, a partir de agora, é trazer o trem metropolitano para a região. “Há anos, luto para colocar o trem da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – nos trilhos da nossa região. Com o trabalho feito em grupo, poderemos tornar esse sonho realidade”, disse.
 
Os gargalos na saúde, com a superlotação de hospitais e a extensa fila para consultas com especialistas, foram destacados pelo presidente. “É inadmissível uma região com quase 3 milhões de habitantes ter apenas um hospital estadual, que é o da Unicamp”, criticou. O presidente pontuou que a luta pela instalação do Hospital Metropolitano deve continuar.
 
Na área da educação, Lorival defendeu a construção de uma universidade federal. “Somos uma das regiões que mais contribuem com impostos no Brasil e ainda não temos uma universidade federal. Os ensinos superior e técnico são a janela para o futuro de muitos jovens”, discursou.
 
A destinação do lixo também foi apontada pelo novo presidente como um desafio a ser enfrentado pelos vereadores metropolitanos. Lorival lembrou que a partir de 2014, todos os municípios serão responsáveis pelo lixo gerado em sua localidade. “Temos que nos antecipar. A exportação do lixo, como ocorre em muitas cidades, não será mais permitida”, frisou.

O presidente lançou, ainda, um novo portal que vai agregar as informações das 19 Câmaras Municipais da RMC. Segundo ele, as notícias serão atualizadas diariamente e é uma forma de colocar as discussões em evidência. O site é www.parlamentormc.wordpress.com. O Parlamento também está no Facebook. O endereço é www.facebook.com/parlamentormc.
 
 
“A RMC só tem a ganhar”
 
O vereador de Hortolândia, José Nazareno Gomes, o “Zezé”, que até então era o presidente em exercício do Parlamento Metropolitano, disse que a “RMC só a tem a ganhar” com a união dos vereadores. Ele disse que o Parlamento amadureceu bastante ao longo dos anos e “é com um trabalho sério que os vereadores vão ajudar no desenvolvimento dos municípios”.
 
Zezé sugeriu que os demais vereadores que não são membros do Parlamento Metropolitano também participem das reuniões. “É importante que todos estejam envolvidos nas discussões”, concluiu.
 
O novo segundo vice-presidente do Parlamento, vereador Paulo Pereira Filho, o “Paulão”, disse que é preciso unidade. “Estamos vivendo um Parlamento rachado, agindo em causa própria. Com a nova diretoria eleita, vamos resgatar o valor de ser parlamentar”, afirmou. Para ele, é preciso divulgar as ações positivas executadas nas Câmaras Municipais. “O que é positivo não tem repercussão, já o que é negativo vira notícia na imprensa nacional. É preciso mudar isso”, defendeu.

 
Vereadores
 
Para o terceiro vice-presidente e vereador de Paulínia, Marcos Fiorella, é preciso uma nova relação entre o Poder Legislativo, o Ministério Público e o Tribunal de Contas.
 
O quarto vice-presidente Frederico Chiavegato, de Jaguariúna, disse que são poucos os vereadores que doam seu tempo para resolver problemas da região. “Em nossas cidades já existe muito trabalho”, afirmou.
 
O vereador de Valinhos, Rodrigo Popó, e a vereadora de Vinhedo, Marta Leão, deram sugestões para o Parlamento.

Para Popó, “a região metropolitana ainda tem muito a fazer na questão da acessibilidade para deficientes físicos”.
 
Marta destacou a necessidade de se instalar Coordenarias da Mulher em todos os municípios. “Também é preciso um maior cuidado com a educação, e que a região abrace a causa da Santa Casa de Vinhedo”, acrescentou.
 
 
Prefeitos
 
O prefeito de Valinhos, Clayton Machado, pontuou que o Parlamento precisa se fortalecer cada vez mais. “As discussões que envolvem os interesses municipais são abrangentes”, salientou.
 
Milton Serafim, que é presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC e prefeito de Vinhedo, disse que é necessário preparar as cidades para grandes mudanças que estão por vir, como a ampliação do aeroporto de Viracopos e a chegada do trem de alta velocidade.


Nova reunião
 
A Mesa Diretora estabeleceu que as reuniões acontecerão sempre nas últimas quintas-feiras do mês.  A próxima sessão ordinária do Parlamento Metropolitano ficou marcada, portanto, para ocorrer no dia 27 de junho, às 9h, em Hortolândia.
 
Os vereadores metropolitanos vão discutir a relação entre o Tribunal de Contas e o Poder Legislativo. “Vivemos novos tempos, a cobrança do Tribunal em cima das Câmaras está maior”, justificou o primeiro vice-presidente Campos Filho.
 
 
O que é o Parlamento Metropolitano
 
O Parlamento Metropolitano é um órgão de representação e cooperação dos municípios da Região Metropolitana de Campinas. Ele é composto pelos presidentes das Câmaras Municipais da região e por 1/5 dos vereadores de cada Casa de Leis. Os vereadores que vão representar Valinhos são, além do presidente Lorival (PT), os vereadores Rodrigo Popó (PSDB) e Tunico (PMDB).
 
Entre os objetivos do parlamento estão representar os interesses da população local, promover o desenvolvimento sustentável de toda região metropolitana e promover a solidariedade e a cooperação regional para a empregabilidade.
 
Compete também ao parlamento promover ações conjuntas que buscam o planejamento em nível municipal, microrregional e regional, e incentivar políticas públicas nas áreas de transportes, saúde, educação, ciência e tecnologia, comunicação, meio ambiente, assistência social, cultura, esporte, lazer, habitação, recursos hídricos, segurança e outros. Os membros podem, inclusive, convidar representantes dos órgãos do Estado e da RMC para debater processos de desenvolvimento regional.
 
 
 
Composição da diretoria do Parlamento Metropolitano – mandato 2013/2014 – um ano
 
1.       Presidente: Lorival Messias de Oliveira (presidente da Câmara de Valinhos)
2.       Primeiro vice-presidente: Campos Filho (presidente da Câmara de Campinas)
3.       Segundo vice-presidente: Paulo Pereira Filho (presidente da Câmara de Hortolândia)
4.       Terceiro vice-presidente: Marquinhos Fiorella (presidente da Câmara de Paulínia)
5.       Quarto vice-presidente: Fred Chiavegato (presidente da Câmara de Jaguariúna)
6.       Primeiro secretário: Rubens Donizete Nunes (presidente da Câmara de Vinhedo);
7.       Segundo secretário: Paulo Sérgio Vieira Neves, conhecido por Paulo Chocolate (presidente da Câmara de Americana).