Léo Godói propõe parcerias para beneficiamento de material reciclável

Projeto autoriza o Poder Executivo a celebrar contrato de parceria público privada com cooperativas

 

O vereador Léo Godói (PT) apresentou, na sessão desta terça-feira (28/05), projeto de lei que autoriza a Prefeitura a celebrar parceria público privada com cooperativas visando o beneficiamento de materiais recicláveis. A proposta é possibilitar a destinação adequada de recicláveis, gerar emprego e renda e permitir a redução nos custos da Prefeitura que, atualmente, transporta materiais para outras cidades.

O texto prevê que cooperativas ou associações sem fins lucrativos receberiam o material reciclável recolhido das ruas por catadores individuais ou pela empresa que faz a coleta do lixo. O material, por sua vez, seria reciclado, o que geraria, segundo o vereador, mais postos de trabalho, além de benefícios ao meio ambiente. “Mais pessoas estariam envolvidas na atividade. O volume de recicláveis aumenta a cada dia. É emprego e renda para a população”, justificou o vereador Léo Godói.

De acordo com o projeto, o município também seria beneficiado pelo aumento da arrecadação, uma vez que haveria recolhimento de impostos incidentes sobre mercadorias e produtos gerados da atividade. “Valinhos conta com um polo industrial de injeção de plástico de proporções razoáveis, que poderia absorver esses materiais”, destacou Léo.

Os contratos de parceria público privada será objeto de deliberação do Conselho Municipal do Meio Ambiente, de acordo com a peça.

O projeto de lei foi encaminhado para as comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data para ser votado.