Scupenaro pede desconto maior para quem pagar o IPTU à vista


 
A Câmara aprovou, na sessão desta terça-feira (28/05), moção de apelo apresentada pelo vereador Israel Scupenaro (PMDB), que pede desconto maior para os contribuintes que pagarem IPTU – Imposto Predial Territorial Urbano – à vista, no início do ano. O objetivo da proposta é aumentar a arrecadação municipal e incentivar a população a fazer o pagamento de forma integral.

Durante seu discurso na tribuna, o vereador pontuou que outras cidades da região concedem maior percentual de desconto no pagamento à vista do imposto. Ele citou casos como o de Jaguariúna, onde os moradores podem obter desconto de até 20%. Atualmente, os contribuintes de Valinhos que pagam o IPTU à vista contam com 3% para pagamento em janeiro, e 1% para pagamento em fevereiro, segundo o vereador.

“Hoje o desconto na cidade é menor do que a inflação anual. Se o prefeito acatar essa sugestão, vamos diminuir a inadimplência, porque as pessoas vão ter um estímulo a mais para pagar todo o valor devido logo no começo do ano”, salientou.

Scupenaro ressaltou que viu o esforço da Prefeitura para aumentar a arrecadação no município, quando encaminhou projeto de lei que concede redução nos juros e nas multas para contribuintes que estão inadimplentes junto à Fazenda Municipal. “Já que houve benefícios para eles, por que não privilegiarmos também aqueles que se esforçam para pagar o IPTU em dia”, questionou.

A moção foi aprovada por unanimidade.