Presidente Lorival vai a Brasília para discutir detalhes do canal da TV Câmara Valinhos

Ele protocolou pedido no DNIT para a retirada das torres desativadas na Av. Joaquim Alves Correia

 

Nesta segunda-feira, 29, o presidente da Câmara de Valinhos, vereador Lorival Messias de Oliveira, esteve em Brasília. Ele foi à Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações - discutir detalhes sobre a liberação do canal digital da TV Câmara Valinhos. A reunião foi marcada pelas jornalistas da TV Câmara dos Deputados, Sueli Navarro e Evelin Maciel.

Lorival foi recebido pela superintendente de Serviços de Comunicação de Massa, Maria Lúcia Ricci Bardim, que é vinhedense e conhece a região, e pelo engenheiro da Anatel, Martim Jales Hon. Eles estão analisando a possibilidade de liberação do canal 65. Embora a Rede de TVs Legislativas ocupe o canal 61, este número está com a TV digital de Campinas. A proximidade de Valinhos e Campinas inviabiliza a utilização do mesmo canal.

Em 2012, a Câmara de Valinhos assinou acordo de cooperação para que a cidade tenha um canal de TV digital aberto a toda a população e faça parte da Rede Brasileira de TVs Legislativas, um projeto da Câmara dos Deputados. Apenas 34 cidades no Estado assinaram o acordo de cooperação, entre elas, Valinhos.

Com a liberação do canal, a população poderá acompanhar a programação da TV Câmara Valinhos em canal aberto e produzida pelo Departamento de Comunicação da Casa. Atualmente, o canal de TV onde são transmitidas as sessões é fechado, número 99, acessível somente ao público assinante da NET.


Protocolo no DNIT

Aproveitando a ida a Brasília, o presidente Lorival protocolou pedido de autorização para a retirada das torres metálicas, localizadas no canteiro central da Av. Joaquim Alves Correia. As torres são de propriedade da RFFSA – Rede Ferroviária Federal S/A - eram utilizadas para a transmissão de energia e estão desativadas há mais de 15 anos.

O protocolo foi endereçado ao diretor geral do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, coronel Jorge Ernesto Pinto Fraxe. Lorival também protocolou pedido de ajuda para a autorização de retirada das torres nos gabinetes dos deputados federais do PT, Arlindo Chinaglia e José Mentor.

Lorival explicou, no ofício, que as torres metálicas causam perigo por causa da falta de manutenção. A avenida tem de grande fluxo de veículos e pedestres e é uma continuidade da avenida Independência, em Vinhedo, onde as torres já foram retiradas pela Prefeitura, a partir da liberação do DNIT.