Ministério Público cobra instalação de cancela no cruzamento da linha férrea

Decisão foi tomada após reunião do presidente Lorival com promotor de Justiça

 

O presidente da Câmara, vereador Lorival Messias de Oliveira (PT), se reuniu na tarde desta terça-feira (30/04) com o promotor de Justiça Bernardo Lima, do Ministério Público Estadual. A pauta da reunião foi a insegurança na passagem da linha férrea da Avenida Paulista. Determinação do MP dá prazo de 10 dias para que a América Latina Logística – ALL – se pronuncie sobre a possibilidade de instalação de cancela automatizada no cruzamento.

Lorival disse que há anos tenta solucionar o problema no trecho e que já convocou reuniões com as autoridades responsáveis pela ferrovia, mas não obteve resultados. “Agora com a determinação do Ministério Público, vamos cobrar da ALL a instalação de cancela automatizada. Trata-se de uma medida paliativa”. afirmou.

Em março, o Departamento Nacional de Trânsito – DNIT - por meio da Superintendência Regional do Estado de São Paulo, informou que a empresa Vega Engenharia e Consultoria Ltda vai realizar estudos para resolver os problemas na passagem de nível. O prazo concedido para a empresa entregar o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental foi de até 120 dias. 

Enquanto o estudo não é finalizado, o Ministério Público propôs à ALL a celebração de TAC – Termo de Ajustamento de Conduta – para implantação da cancela.

Para o vereador Lorival, além dessa medida, outra proposta imediata para minimizar problemas e acidentes é fazer com que a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres – estabeleça velocidade máxima de 10 Km para os trens passarem ao longo do perímetro urbano. “A solução definitiva mesmo viria com a construção de um viaduto”, ressaltou.