Edson Batista propõe semana de intensificação à prevenção da gravidez na adolescência

Moção que pede atenção às casas populares é aprovada

 

O vereador Edson Batista (PSDB) elaborou projeto de lei que cria a Semana de intensificação à prevenção da gravidez não planejada na adolescência, em Valinhos. O objetivo é reforçar as ações previstas na lei do Programa de Prevenção à Gravidez na Adolescência – PPGA. A proposta inclui atividades de orientação aos jovens, sempre na primeira semana de outubro. O projeto foi lido na sessão desta terça-feira (23/04) e será analisado pelas comissões permanentes da Câmara antes de entrar em votação.


Segundo o vereador, a ideia é integrar as escolas públicas e particulares nas ações de prevenção e conscientização. Para isso, os estudantes participariam de palestras com especialistas no assunto, exposição de painéis, dinâmicas de grupo e outras atividades pedagógicas.  Edson Batista acrescentou que o objetivo final é reduzir a incidência dos casos de gravidez entre os jovens.

“A iniciação sexual acontece, frequentemente, nesse período de crescimento rápido e desenvolvimento da personalidade. Isso gera grande preocupação, pois além da possibilidade de ocorrer uma gravidez indesejada, pode ocorrer a disseminação de doenças sexualmente transmissíveis”, destacou o vereador.

A redução no índice de gravidez entre adolescentes paulistas, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, foi comemorada por Edson Batista, mas, segundo ele, os números ainda preocupam. “O período pós-parto pode causar depressão e/ou ansiedade, prejudicando o processo de desenvolvimento do adolescente”, completou.

 
Casas populares

A Câmara aprovou a moção de apelo, proposta pelo vereador Edson Batista, para que o Governo Estadual dê maior atenção para agilizar convênios com a cidade de Valinhos.  O vereador afirmou que muitos moradores de baixa renda encontram dificuldades para conseguir a casa própria. “É de extrema urgência o desenvolvimento de projetos que contemplem a solução desta deficiência”, disse.