Paulo Montero sugere criação de Fundo de Combate às Drogas em Valinhos

Proposta é criar convênios com Governos Federal e Estadual para obtenção de recursos

 

O vereador Paulo Montero (PMDB) apresentou, na sessão desta terça-feira (23/04), moção de apelo ao prefeito Clayton Machado para que realize estudos para criação do Fundo Municipal ao Combate das Drogas. A proposta é criar convênios com o Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais para obtenção de recursos que visam à prevenção das drogas e à recuperação dos usuários.

Para o vereador, é importante pensar em formas para livrar a cidade do domínio das drogas. “Quando se fala em entorpecentes, temos que observar que eles atingem a pessoa usuária, que vive amarrada a um sistema de criminalidade para adquirir a droga; a família do viciado, que sofre ao ver a decadência do ente querido; o Estado, que vê sua autoridade ser afrontada pela ação de traficantes; e a sociedade que vive a insegurança devido ao tráfico”.

Paulo acrescentou, ainda, que a Polícia Militar, o Ministério Público e o Poder Judiciário não conseguem reprimir o uso de drogas sozinhos. Para ele, é preciso trabalho conjunto com a sociedade.

Na moção, o vereador diz que o Fundo pode ser usado para estruturar a rede de prevenção e combate às drogas. Seriam realizadas atividades educativas, orientando crianças, adolescentes, pais e professores sobre o perigo e as consequências do consumo de entorpecentes. Também seria possível, segundo o vereador, mobilizar as secretarias competentes para tratamento, principalmente de adolescentes viciados, além de implantar instrumentos repressivos para punição efetiva de traficantes.

A moção será discutida e votada na próxima sessão, dia 30.

 
Projeto de lei aprovado

O projeto de lei que obriga postos de combustíveis a colocarem placas com informação sobre a diferença de preço entre etanol e gasolina foi aprovado. O projeto, de autoria do vereador Paulo Montero, tem o objetivo de facilitar a escolha dos motoristas na hora de abastecer o carro. O prefeito deve sancionar ou vetar o texto nos próximos dias.