Novos cidadãos valinhenses são homenageados na Câmara

Noite de emoções reuniu vereadores, prefeito, amigos e familiares

 

Na noite desta quinta-feira, 18, o plenário da Câmara foi tomado pela emoção de autoridades e de familiares que foram prestigiar a entrega dos títulos de “Cidadão Valinhense”. Quatro pessoas que se destacaram nas áreas social e educacional foram ovacionadas pela plateia em um gesto que reconhece o trabalho feito por eles em prol da cidade de Valinhos. Receberam o título os professores José Maria Mendes da Silva e sua esposa Maria Ignez Osti Mendes da Silva, a delegada dr. Ruth Daniel de Souza e a dentista dra. Adriana Di Nardo Silva.
  
O presidente da Câmara, Lorival Messias de Oliveira, destacou que o evento é motivo de orgulho para Câmara. Segundo ele, para receber o título é preciso marcar a cidade e os quatro homenageados tiveram êxito nesse propósito. “Que vocês sirvam de exemplo para outras pessoas”, finalizou. 
 
Os homenageados receberam o título de cidadão das mãos dos vereadores proponentes da honraria. Para a ex-vereadora Laís Helena, o título só consolida o que a dra. Adriana já é: reconhecida cidadã de Valinhos. “Hoje a cumprimentamos, aqui, por seus nobres ideais de humildade”, dirigiu a palavra. Dra. Adriana foi a primeira presidente do Fundo Social de Solidariedade, em 1989. E por meio da entidade prestou serviços que beneficiaram a comunidade carente do município.
 
Emocionada, Dra. Adriana disse que foi uma noite especial para ela e sua família. Ela destacou que não combinava com seu jeito ser apenas primeira-dama, por isso abraçou as causas sociais ao ser presidente do Fundo de Solidariedade. “Acredito que a coisa mais importante é realizar um trabalho com amor; isso dá sentido à vida” afirmou. Ela ainda acrescentou que deseja que “cada parabéns seja um estímulo a mais para continuar lutando e servindo à sociedade”.
 
A ex-vereadora Dalva Berto entregou o título para a delegada Dra. Ruth. Dalva ressaltou que o título é a mais alta homenagem do município. “É uma propositura que pode ser aceita ou rejeitada pela Câmara”, explicou. Dra. Ruth foi contemplada pelo seu trabalho, garra e coragem ao defender os direitos da mulher, segundo a ex-vereadora. A delegada de polícia assumiu a Delegacia da Mulher de Valinhos (DDM) logo no início, em 1992.  Hoje ela trabalha em Indaiatuba, mas defendeu os direitos das mulheres valinhenses por 20 anos.
 
Dra. Ruth disse que, quando veio a Valinhos, encontrou um povo amigo e acolhedor. Ela destacou, ainda, que assumir a DDM foi um desafio. “Com o apoio dos órgãos municipais, da sociedade e dos companheiros de trabalho, conseguimos vencer e oferecer um excelente trabalho para a população”, disse.
 
Os últimos homenageados, mas não menos importantes, foram os professores José Maria Mendes da Silva e Maria Ignez Osti Mendes da Silva.  O casal recebeu o título das mãos do vereador Henrique Conti, que falou que Valinhos estava contente por eles se estabelecerem na cidade e dedicarem suas vidas visando ao progresso do município. “É uma história de amor entre um casal, que se mistura com a carreira dedicada à educação”, completou o vereador. Os professores lecionaram em várias escolas de Valinhos e chegaram a trabalhar juntos naEscola Estadual Professor Antônio Alves Aranha. Além de contribuir com a educação, também participaram de trabalhos voluntários.
 
O professor José Maria falou em nome do casal, destacando que o que os trouxe à cidade foi a educação. Ele disse, ainda, que tiveram diversos alunos, dentre eles grandes expoentes de Valinhos. “Acredito que assim como a política, a educação necessita de dedicação”, pontuou. O homenageado parafraseou o educador e filósofo Paulo Freire que dizia: “Ninguém educa ninguém. Ninguém se educa sozinho. Os homens se educam em comunhão”. “Agradeço a todos por esses anos de comunhão com a cidade”, completou o professor José Maria.