É a aprovado projeto do Dr. Pedro que obriga teste do coraçãozinho

Na sessão, vereador também apresenta moção que pede manutenção no antigo prédio da Câmara

 

A Câmara aprovou, por unanimidade, projeto de lei, de autoria do vereador Dr. Pedro Damiano (PR), que obriga hospitais públicos e particulares a realizarem o "teste do coraçãozinho" em recém-nascidos. O projeto depende agora da sanção do prefeito para virar lei. A aprovação ocorreu na sessão desta terça-feira (16/04).
 

"Hoje é um dia muito feliz para mim, como médico e vereador. Acredito que o projeto é um trunfo para medicina preventiva”, discursou o vereador. Segundo Dr. Pedro, o exame de oximetria detecta a ocorrência de cardiopatia congênita, que diagnosticada precocemente, aumenta as chances de tratamento. “O exame do “teste do coraçãozinho” proporciona uma despesa ínfima se comparada aos gastos posteriores, como, por exemplo, na verificação de problemas cardíacos em idade mais avançadas. Isso torna os tratamentos mais dispendiosos e nem sempre eficazes”, explicou.
 

Manutenção no antigo prédio da Câmara        

O vereador Dr. Pedro Damiano solicitou à Prefeitura que faça manutenção no prédio que abrigava a Câmara Municipal até o ano passado. O pedido foi feito por meio de moção de apelo apresentada na sessão desta terça, 16. Segundo o vereador, o prédio encontra-se abandonado, com sinais de depredações e lixo nas áreas externas.

Dr. Pedro acrescentou, ainda, que, em menos de seis meses de desocupação, existem vidros quebrados no local, e que moradores de rua usam o prédio como abrigo. “Eles se alimentam e jogam restos de comida no terreno”, detalhou. 

Para evitar a ação de vândalos e o uso indevido do prédio, o vereador sugere colocação de vigias para zelar pelo patrimônio. “É preciso fazer reforma antes que o prédio seja destinado a outras repartições”, destacou. Dr. Pedro concluiu que não se pode deixar “que a história do município se apague ou que seja destruída”.