Campeões de robótica fazem apresentação na Câmara

Os alunos do Sesi 389 estiveram na Câmara de Valinhos, na última terça-feira (2/4). Eles apresentaram aos vereadores e ao público que acompanhava a sessão dois projetos de robótica premiados no Torneio Nacional e selecionados para representar Valinhos no campeonato mundial, em julho, na Austrália.

Os vereadores puderam acompanhar de perto as demonstrações dos alunos que disputarão a fase final do campeonato com cerca de 200 equipes de todo o mundo. “É um orgulho trazer esses alunos de nossa cidade para a Câmara e saber que em nossa cidade existem projetos e pessoas como eles que se preocupam com a qualidade de vida dos moradores”, afirmou o vereador Lorival (PT), presidente da Câmara.

A equipe Legotobbies formada pelos estudantes Jaqueline Estevos, Gabriel Tadao, Rafael Coutinho, Jhonatas Soares, Thiago Santos, Matheus Gasques, Thays Minarelli e Guilherme Borges, todos entre 13 e 15 anos, acompanhados pelo professor de robótica Fagner Diniz, levaram ao plenário dois projetos para melhorar o cotidiano das pessoas da melhor idade, tema proposto pelo Torneio Internacional de Robótica FLL (First Lego League).

Os dois projetos foram baseados em dificuldades reais de duas “parceiras idosas” de Valinhos que contribuíram para a pesquisa do grupo.

De acordo com os alunos, os projetos contemplam ideias que poderão auxiliar no dia-a-dia dos idosos como as desenvolvidas pelo robô “Atom”, programado para derrubar pinos de boliche, desligar o fogão, subir rampas, ligar e desligar um aparelho de TV, além de identificar um remédio específico entre quatro caixinhas.

O outro projeto se refere ao desenvolvimento de um sistema de “áudio ponto” para o transporte público. O ideia consiste em um chip instalado nos ônibus e um sensor colocado nos pontos que coletam as informações dos coletivos e informa, através de caixas de som, qual é a linha e o destino. O projeto ainda contempla, próximo à porta de embarque do veículo, um botão com um alto falante, que a pessoa pode apertar e ouvir o nome e o destino do ônibus.

De acordo com o professor, com esse trabalho, os alunos aprendem noções de programação, de engenharia mecânica nas montagens do robô, trabalho em equipe, e ainda se divertem muito.