Câmara recebe alunos campeões em robótica nesta terça, 2

A Câmara de Valinhos recebe, nesta terça-feira (2/4), às 18h , equipe de alunos do SESI 389 para uma demonstração de um trabalho sobre robótica, classificado para o Torneio Internacional de Robótica FLL (First Lego League).

O grupo representará Valinhos no evento que reunirá cerca de 200 equipes do mundo. A equipe é formada pelos estudantes Jaqueline Estevos, Gabriel Tadao, Rafael Coutinho, Jonathas Soares e Thiago Santos, todos de 13 anos, além de Matheus Gasques, 14 anos, e Thaís Minarelli e Guilherme Borges, ambos de 15 anos.

Também integram o grupo Fagner Diniz, idealizador do projeto que teve ainda a participação do bibliotecário da escola, Jadir Brito, colaborador nas pesquisas.

Os estudantes ficaram em terceiro lugar no Torneio Nacional, em março, em Taguatinga, no Distrito Federal, suplantando 57 equipes brasileiras.

Qualidade de vida
O tema da competição deste ano é “Como Melhorar a qualidade de vida dos idosos”. Para demonstrar o cotidiano das pessoas da terceira idade, a equipe valinhense “Lego Tobbies” trabalhou intensamente na montagem do sistema e programação do robô “Atom”. Ele deverá simular no torneio 15 atividades em apenas 2 minutos e meio.

Juntamente com o projeto do robô “Atom”, será apresentado pela equipe no Torneio Internacional o protótipo de um ônibus que leva a tecnologia de áudio em pontos de embarque para passageiros idosos com limitação na visão ou com dificuldades de leitura. Neste caso, a finalidade é de avisar os passageiros quanto ao destino das linhas.