Projeto da criação de Banco de Alimentos é apresentado na Câmara

Na última sessão ordinária, realizada dia 8, o vereador Aguiar (PMDB) apresentou um projeto de lei que propõe a criação do “Banco de Alimentos” no município com o objetivo de combater o desperdício e a fome.

De acordo com o projeto, o “Banco de Alimentos” terá como função arrecadar junto a indústrias; cozinhas industriais, restaurantes, mercados, feiras, sacolões e estabelecimentos similares, os alimentos, industrializados ou não, que por qualquer razão tenham perdido sua condição de comercialização sem, no entanto, terem tido alteradas as propriedades que garantam condições plenas e seguras para o consumo humano. “A lei que vos apresento sem dúvida será um passo para a solução deste problema em nosso município e junto poderemos contribuir com nossos munícipes que necessitam de alimento”, justificou Aguiar. 

Se o projeto for aprovado, caberá à Prefeitura captar as doações de alimentos e promover sua distribuição, diretamente ou através de entidades previamente cadastradas às pessoas e/ou famílias em estado vulnerável.

Também caberá à Prefeitura coordenar o programa buscando racionalizar a coleta e a distribuição, devendo incentivar a instituição do “Banco de Alimentos” em todas as regiões da cidade de Valinhos, além de promover campanhas de esclarecimento e estímulo à doação, redução de desperdício, aproveitamento integral de alimentos e demais atividades de educação para o consumo.

Banco de Alimentos
O Banco de Alimentos já está presente em diversos municípios como uma ferramenta eficiente no combate ao desperdício e à fome.

Os dados sobre desperdício de comida no Brasil apontam números alarmantes. Atualmente, acredita-se que o Brasil joga fora 40% da comida que produz ao mesmo tempo em que pesquisas apontam que 14 milhões de brasileiros passam fome. A pesquisa do IBGE, de 2006, demonstra que 7,7% da população vivem em domicílios nos quais a fome está presente.