Câmara participa de workshop sobre TV Digital


Nesta quinta e sexta, dias 21 e 22, o presidente da Câmara, Lorival Messias de Oliveira (PT), e funcionários do Departamento de Comunicação, participaram de workshop sobre TV Digital, na Assembleia Legislativa de São Paulo, voltado à programação e conteúdo. O objetivo foi conhecer os projetos apresentados e cases de sucesso de outras TVs Câmaras.

O presidente da Câmara, vereador Lorival (PT), aproveitou para estreitar relações com os jornalistas da Câmara dos Deputados, responsáveis pela TV Câmara e implantação da Rede de TVs Legislativas - Evelin Maciel, Antônio Vital e Sueli Navarro - e com o representante do Ministério das Comunicações, Octavio Penna Pieranti. Valinhos foi contemplada com um canal de TV Digital aberto, que deverá entrar em operação nos próximos meses.  

O workshop ainda esclareceu dúvidas e faz um balanço sobre o andamento da Rede Legislativa de TV Digital, inciativa que fechou o ano de 2012 com um público potencial de mais de 40 milhões de brasileiros. 
 

Rede Legislativa

A Rede Legislativa é um projeto da Câmara dos Deputados, criado em 2006, para garantir a expansão do sinal da TV Câmara ao menor custo possível. É usado o recurso da multiprogramação, que permite que o mesmo canal seja compartilhado por diferentes emissoras. A TV digital chega às casas dos telespectadores gratuitamente, em sinal aberto.

Valinhos foi contemplada com o canal através da portaria 192/2012, que contemplou outras 52 cidades brasileiras, para a retransmissão do sinal pelo Sistema de Radiodifusão de Sons e Imagens da TV Câmara através do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre – SBTVD-T.

Na prática, Valinhos está contemplada, através da Câmara Municipal, com a concessão de um canal digital para ter a sua TV Câmara Digital em Canal Aberto, um serviço que até então era disponível nos serviços de TV por assinatura e parabólicas. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), além de Valinhos, apenas Americana e Campinas foram contempladas com a concessão. No Estado de São Paulo, 34 municípios foram contemplados.

Com a medida, toda TV Câmara poderá transmitir sua programação em sinal digital aberto e gratuito em dezenas de capitais e em cidades do interior de São Paulo. Atualmente a Câmara de Valinhos, através de convênio com a Assembleia Legislativa do Estado, realiza a transmissão das sessões todas as terças-feiras, das 18h30 às 22h30, através do Canal 99 da NET, TV a cabo. Com o novo modelo, Valinhos ganhará uma TV digital aberta com uma grade de programação que poderá conter até 100% de programas produzidos pelo próprio Departamento de Comunicação da Câmara Municipal.