Vereadores debatem transporte, educação e aprovam projetos na quinta sessão do ano

Lorival marca reunião para discutir travessia da linha férrea

 

A Câmara de Valinhos realizou, na noite desta terça-feira, 12, a quinta sessão ordinária do ano. Os vereadores debateram diversos temas, entre eles, a falta de sinalização na travessia da linha férrea da Av. Paulista e a iniciativa da Prefeitura em aproveitar os livros do governo federal para as escolas municipais.

Dois projetos de autoria do vereador César Rocha (PV) foram aprovados. Um deles dispõe sobre afixação de informativo, diretrizes e normas a serem seguidas referentes à lei de proteção aos animais.

Em outro projeto, César Rocha pretende obrigar o Centro de Controle de Zoonoses a disponibilizar cadastros online para a feira de adoção de animais. Os projetos dependem agora da sanção do prefeito Clayton Machado (PSDB) para se tornarem leis municipais.

Além da aprovação de dois projetos de lei, quatro moções e 27 requerimentos, sendo quatro votos de pesar, os vereadores encaminharam para a Prefeitura 53 indicações de obras e serviços. Outros 32 requerimentos (a partir do número 243) não foram lidos e entram no expediente da próxima sessão, terça-feira, dia 19, às 18h30.

O prefeito Clayton Machado (PSDB) enviou à Câmara novo projeto sobre a concessão de transporte gratuito aos estudantes valinhenses que frequentam estabelecimentos de ensino técnico e de graduação em cidades da região. O objetivo foi mudar a redação. O projeto retirado estabelecia gratuidade aos estudantes em até 100% do benefício. A atual redação estabelece de 50% até 100% de subsídio. O projeto está tramitando nas Comissões Permanentes da Câmara.

O presidente da Câmara, vereador Lorival (PT), conseguiu a aprovação de requerimento que marca, para o próximo dia 8, reunião com representantes da ALL – América Latina Logística, Ferrovia MRS Logística, ANTT – Agência Nacional de Transportes, Ministério Público e Prefeitura. O objetivo é verificar responsabilidades sobre a sinalização e outros problemas que ocorrem na travessia da linha férrea, na Av. Paulista. Na semana passada, o Ministério Público abriu inquérito civil para investigar o caso.

Outro assunto debatido foi o cumprimento da legislação que obriga as agências bancárias a instalarem de divisórias entre os caixas e o espaço reservado para clientes que aguardam atendimentos nos estabelecimentos bancários. “Os bancos cobram juros altos e não podem instalar as divisórias?”, questionou Lorival.

O vereador Israel Scupenaro (PMDB) apresentou voto de louvor e reconhecimento ao Grupo de Dança Step Company pela conquista da vaga para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Las Vegas. A proposta recebeu o apoio dos demais vereadores.

Fábio Damasceno (PMDB) pediu informações sobre como é o funcionamento do centro de enfermagem pediátrica do CAUE no período noturno. O requerimento também foi assinado pelo vereador Lobo (PDT).

Sobre a denúncia de falta de higiene no CAUE, o líder de governo na Câmara, vereador Rodrigo Fagnani, o Popó (PSDB), disse que a reclamação vem desde a administração passada. “Aos poucos, a atual gestão está solucionando os problemas. Não é do dia para a noite”, frisou Popó. Lorival disse que vai nomear os vereadores que vão compor a Comissão de Higiene e Saúde Pública. O vereador Kiko Beloni (PSDB) foi indicado pelo partido.

Scupenaro apresentou requerimento. Ele quer saber se a atual administração consultou o Conselho Municipal da Educação para excluir a apostila do sistema de ensino. Moysés Abujadi (PSD) disse que o modelo de apostilas até então presente nas escolas foi contestado. Lorival acredita que a substituição foi correta – agora os livros utilizados são fornecidos pelo governo federal. “A análise foi feita por técnicos, sem falar que o gasto para o município era alto”, afirmou Lorival.

Para o vereador Kiko Beloni, as quadras poliesportivas das escolas já deveriam ser cobertas quando o estabelecimento de ensino fosse construído. Edson Batista (PSDB) disse que o prefeito Clayton está preocupado com as crianças. “Elas fazem o município forte”, frisou.

O vereador Aldemar Veiga (DEM) falou sobre o Fotoclube de Valinhos e citou as imagens de Haroldo Pazinatto como inspiração ao grupo que explora a visão urbana do fotógrafo.