Scupenaro propõe exame médico anual para adolescentes de escolas públicas

  

O vereador Israel Scupenaro (PMDB) apresentou, na sessão desta terça-feira (12/03), projeto de lei que cria a Semana do Check-Up Juvenil nas escolas municipais de Valinhos. O programa seria voltado para atender alunos com idades entre 14 e 18 anos. O objetivo é identificar doenças e fatores de risco em estágios iniciais.
 
De acordo com o projeto, a realização de exames preventivos permitiria detectar distúrbios como colesterol alto, diabetes, problemas no coração e hipertensão nos jovens. “Atualmente, os adolescentes têm uma vida atribulada, com uma rotina estressante”, justificou o vereador. Scupenaro ressaltou que a preocupação com o vestibular e os maus hábitos alimentares são algumas das consequências dessa vida corrida. “É evidente que o corpo fica mais vulnerável a doenças”, completou.
 
Contato com tabaco, drogas ilícitas e bebidas alcóolicas são fatores que também justificam a proposta do vereador. Segundo ele, os jovens têm fácil acesso a esses produtos, colocando em risco a saúde. “Por isso precisamos de diagnóstico precoce”, explicou.
 
Após os exames, que seriam realizados anualmente, os médicos comunicariam os responsáveis pelo estudante e o encaminharia para os órgãos competentes de saúde pública para devido acompanhamento médico.
 
O projeto de lei foi encaminhado para as comissões permanentes da Câmara elaborarem parecer e ainda não tem data para ser votado.