Católicos lotam plenário da Câmara no lançamento da Campanha da Fraternidade

Sessão solene contou com a presença do arcebispo Dom Airton José dos Santos

 

 Cerca de 450 pessoas lotaram o plenário da Câmara Municipal de Valinhos nesta quarta-feira (20/02), para acompanhar o lançamento da Campanha da Fraternidade 2013. A Campanha, que completa 50 anos, volta a dar atenção aos jovens, tal como fez em 1992. Com o tema “Fraternidade e Juventude”, autoridades religiosas destacaram a importância da evangelização dos jovens para construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.

 
O lançamento da Campanha da Fraternidade, em Valinhos, acontece sempre na primeira quarta-feira após a Quarta-Feira de Cinzas, como determina a Lei Municipal 4762/2012, de iniciativa do vereador Paulo Montero (PMDB) e do então vereador Clayton Machado (PSDB). Neste ano, a Câmara disponibilizou o plenário maior para melhor acomodação do público. Além de autoridades religiosas, estiveram presentes o presidente da Câmara, Lorival Messias de Oliveira, o prefeito Clayton Machado e os vereadores Rodrigo Popó (PSDB), Israel Scupernaro (PMDB), Kiko Beloni (PSDB), Orestes Previtale (PMDB), Rodrigo Tolói (PDT), Léo Godói (PT), Dinho (PCdoB), Edson Batista (PSDB) e Paulo Montero.
 
Na abertura da solenidade, o presidente do Legislativo, Lorival, destacou que a Câmara estará sempre de portas abertas para a Campanha da Fraternidade. “Nós, que fazemos parte da classe política, temos o dever de zelar pela qualidade de vida da nossa população. Sei que a campanha também tem esse propósito, por isso pode contar com meu apoio”, afirmou.
 
O vereador autor do requerimento para realização da abertura da campanha, Paulo Montero, salientou que as pessoas precisam se empenhar neste desafio. “Percebi que a comunidade católica passou a participar ativamente do debate político”, pontuou.
 
O prefeito Clayton Machado ressaltou que a noite era diferente. Segundo ele, não era momento para aprovar leis ou discutir projetos, mas para se falar, sobretudo, de amor. “Quando falamos em chamar o jovem para evangelização, estamos semeando a boa ação. O jovem tem força, tem vitalidade, por isso são chamados para participar”, disse. O prefeito aproveitou para exemplificar como o espírito da solidariedade ajudou a população de Valinhos. “Todos sabem da crise financeira que a Prefeitura enfrenta, mas graças ao voluntariado, conseguimos 5 mil kits de material escolar para serem distribuídos a alunos carentes da rede pública. Esse é o verdadeiro espírito fraterno”, completou.
 
O arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Campinas, Dom Airton José dos Santos, agradeceu o presidente e demais vereadores, e reconheceu a importância da atividade dos parlamentares para a cidade. “Vocês exercem uma atividade fundamental para os cidadãos de Valinhos e são responsáveis por legislar de forma a responder os anseios do nosso povo”, destacou.
 
 
 
Jovem como protagonista
 
O arcebispo Dom Airton afirmou que a Igreja propõe um novo olhar para o jovem neste contexto de mudanças. Ele disse que a cultura muda o modo de ser da pessoa, por isso é preciso tomar cuidado. “A juventude é um tempo de desafio. O jovem está fazendo seu caminho, se preparando para dar grandes respostas no futuro, respostas talvez que nós, adultos, não temos”, discursou.
 
O coordenador arquidiocesano da Campanha da Fraternidade, diácono João Vicente da Silva, disse que é preciso olhar a realidade dos jovens, acolhendo-os com a riqueza de sua diversidade. “A Igreja quer evangelizar os jovens, se aproximar deles, trazê-los para a vivência eclesial”, informou. O diácono também destacou o papel da família como primeira educadora da criança e do jovem. “A família tem passado por crises em razão das mudanças culturais recentes. A transmissão de valores éticos e morais são de responsabilidade dos pais, por isso é importante uma família estruturada”, completou.
 
No encerramento da sessão, o presidente da Câmara, Lorival Messias de Oliveira, agradeceu a presença dos vereadores, do prefeito, das autoridades religiosas, dos jornalistas e do público presente. “Que cada um leve em seu coração o trabalho de conscientizar a população para uma sociedade fraterna e de harmonia”, finalizou.