Prefeito aceita convite do presidente Lorival para abrir ano legislativo

Primeira sessão foi movimentada

 

        A convite do presidente da Câmara, Lorival Messias de Oliveira (PT), o prefeito Clayton Machado (PSDB) falou, no início da sessão desta terça, (5/02), sobre a situação encontrada nos cofres da municipalidade e o início do pagamento das rescisões trabalhistas.

Clayton também reafirmou o compromisso de parceria com a Câmara para governar a cidade .Na noite desta terça-feira, 5, o plenário da Câmara de Valinhos ficou lotado de populares. Cerca de 150 pessoas acompanharam o início do ano legislativo. Em 2013, a Câmara de Valinhos já programou 39 reuniões, que ocorrem às terças-feiras, a partir das 18h30. A sessão desta terça terminou às 21h50. Valinhos tem 17 vereadores.

        
Vereadores utilizaram a tribuna da Câmara para agradecer, fazer reivindicações para a Prefeitura , homenagear cidadãos que se destacam na sociedade valinhense e dar as boas-vindas ao público. Dois projetos foram aprovados: encaminhamento de subvenção para a Santa Casa no valor de até R$ 7,9 milhões e abertura de crédito suplementar de R$ 350 mil para a Câmara quitar rescisões trabalhistas.

Outros 14 projetos iniciaram tramitação pelas comissões permanentes da Câmara. A Prefeitura é responsável pela autoria de seis projetos. Entre eles, a criação do regime próprio da Previdência dos servidores, antecipação da data-base dos funcionários públicos e obrigatoriedade de as entidades assistenciais, que recebem verba pública, prestarem contas para a municipalidade.

Os vereadores também apresentaram projetos como alteração da Lei Orgânica, obrigatoriedade do Centro de Zoonoses disponibilizar cadastros online para feira de adoção de animais, fixação de informativos  para impedir maus tratos de animais, campanha de castração gratuita de cães e gatos, pedidos de providências sobre a regularização de habitações clandestinas e irregulares, obrigatoriedade do teste do ‘coraçãozinho’ em recém-nascidos.

Entre as moções, destacam-se a destinação do antigo prédio da Câmara. A proposta é transformar o local no Museu Municipal “Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto”. Ainda foram feitas proposituras em função da tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria/RS, necessidade de criação do Disque Idoso, implantação de tarifa de ônibus pela metade do valor aos domingos e feriados, moção endereçada ao governador do Estado, Geraldo Alckmin, para tomada de providências visando o prolongamento dos trens da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, até Valinhos, entre outras. Foram apresentadas 108 indicações com pedidos de providências para a Prefeitura.