TV Câmara estará presente na abertura da Festa do Figo

A TV Câmara Valinhos, canal 99 da NET, estará mais uma vez presente na abertura da Festa do Figo, neste sábado, 19, a partir das 10 horas. O objetivo é acompanhar os vereadores que estarão presentes no local, divulgando o principal evento turístico da cidade.

De acordo com o presidente da Câmara, Lorival Messias de Oliveira (PT), a TV Câmara está se preparando para levar informações que envolvem o Legislativo por meio do sinal UHF digital que será aberto, gratuito e que deverá entrar no ar ainda este ano. “Por enquanto, a TV Câmara opera na TV a cabo, pela NET, com programação limitada e pontuada nas transmissões das sessões e outros eventos. Com a TV digital, iremos criar uma grade de programação própria que irá aproximar a população da Câmara”, afirmou o presidente.

Inicialmente programado para ocupar o Canal 61, essa possibilidade foi descartada pela Anatel por este número já pertencer à TV Câmara de Campinas, que faz divisa com Valinhos.  O engenheiro contrato pela Câmara de Valinhos indicou o canal 65. A análise de viabilidade está sendo feita pela Anatel.

Além da transmissão ao vivo de todo o trabalho do Legislativo valinhense, a Câmara Municipal poderá ter uma grade de programação própria, com o tempo que achar necessário e será referência para a população valinhense. O Acordo de Cooperação assinado em abril de 2012, na Cláusula Quinta, também dá direito à Câmara de Valinhos a operar a Rádio Câmara FM.

Rede Legislativa
A Rede Legislativa é um projeto da Câmara dos Deputados, criado em 2006, para garantir a expansão do sinal da TV Câmara ao menor custo possível. É usado o recurso da multiprogramação, que permite que o mesmo canal seja compartilhado por diferentes emissoras. A TV digital chega às casas dos telespectadores gratuitamente, em sinal aberto.

Valinhos foi contemplada com o canal através da portaria 192/2012, que beneficiou outras 52 cidades brasileiras, para a retransmissão do sinal pelo Sistema de Radiodifusão de Sons e Imagens da TV Câmara através do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre – SBTVD-T.

Na prática, Valinhos está contemplada, por meio1 da Câmara Municipal, com a concessão de um canal digital para ter a TV Câmara Digital em Canal Aberto, um serviço que até então era disponível nos serviços de TV por assinatura e parabólicas. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), além de Valinhos, apenas Americana e Campinas conseguiram a concessão. No estado de São Paulo são 34 municípios.