Câmara recebe delegação chinesa

Recepcionada pelo presidente da Câmara, Paulo Montero (PMDB), e pelo prefeito eleito Clayton Machado (PSDB), a delegação chinesa formada por quatro chineses fez uma passagem rápida pela Câmara onde puderam conhecer um pouco mais sobre a cidade para futuros intercâmbios e possíveis investimentos.

Acompanhados de um intérprete, o vice-presidente da Câmara do Município de Shenzhen, Ji Ju Sehng, o vice-diretor geral e o diretor da Comissão de Economia, Comércio e Informação tecnológica do município, Zeng Jian Zhong e Yang Tao, receberam informações geográficas, indicadores sociais e humanos, aspectos históricos, políticos e culturais de Valinhos, por meio de slides apresentados pelo futuro chefe de gabinete da Prefeitura, André Reis, e tiraram dúvidas quanto a diversos aspectos da cidade.

Já no início da reunião, os chineses demonstraram interesse pelo clima amistoso com que foram recebidos e pela infraestrutura da cidade.

Para o presidente Paulo Montero, esta visita representa um importante passo para que Valinhos possa chamar atenção para investimentos e parcerias com outros países. “Nossa cidade têm diversos atrativos e está em crescente desenvolvimento. O que precisamos é de parcerias e investimentos sustentáveis que tragam benefícios para toda população e é isso que vamos buscar”, destacou Montero.

Já para o prefeito eleito Clayton Machado, acompanhado de seu futuro secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesar André Cruz Barduchi, a reunião vem ao encontro de sua política de abertura para novas frentes de intercâmbio que venham contribuir com o desenvolvimento de Valinhos. “Coloco-me à disposição da delegação para que possamos aprimorar nossos relacionamentos e possibilitar investimentos benéficos para Valinhos. Sabemos da necessidade de gerar empregos e renda para o município, por isso estudaremos diversas formas para que isso aconteça e a cidade cresça”, afirmou Machado.

Após a reunião em Valinhos, a delegação seguiu para a cidade de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, onde também iriam conhecer o município bem como sua infraestrutura.

Shenzhen
Shenzhen era um pequeno vilarejo de pescadores, localizada na província de Guangdong, no sul do país, ao norte de Hong Kong, com 30 mil habitantes, até se tornar, em 1980, a primeira Zona Econômica Especial da China – nome dado a regiões com regime legal diferenciado para abertura de mercado, diversificação da produção e estímulo à exportação. Desde então, o PIB local passou de 400 milhões de dólares para 114 bilhões de dólares – um salto de 284 000%. Com aproximadamente nove milhões de habitantes e a maior renda per capita do país (92 771 yuans, segundo dados de 2009), esta é uma das cidades que mais cresce no mundo, de acordo com o Serviço de Comércio dos Estados Unidos. Shenzhen também é o principal centro financeiro da China e possui o quarto maior porto do mundo em movimentação. Além disso, constitui um pólo industrial e tecnológico, sendo sede de algumas das empresas mais sofisticadas do país, incluindo duas gigantes dos equipamentos de telecomunicações, a Huawei e a ZTE.